في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
O edifício Yacobián (em árabe: عمارة يعقوبيان Imārat Já’qūbyān) é uma novela do autor egípcio Alaa al-Aswani. A história do livro foi adaptada ao cinema através do filme do mesmo nome de 2006 e na série de televisão de 2007.
Publicado em árabe em 2002 e traduzido para o inglês em 2004, o livro, aparentemente ambientado em 1990 na época da primeira Guerra do Golfo, é uma representação mordaz da sociedade egípcia moderna desde a Revolução de 1952. A novela desenvolve-se no centro do Cairo, com o edifício de apartamentos titular (que na realidade existe) que serve como metáfora do Egipto contemporâneo e um lugar unificador no qual a maioria das personagens principais vivem ou trabalham, e no qual se desenvolve grande parte da acção da novela. O autor, um dentista de profissão, teve o seu primeiro escritório no Edifício Yacobián no Cairo.
O Edifício Yacobián foi a novela árabe mais vendida em 2002 e 2003 e foi eleita como a melhor novela em 2003 pelos entendidos da matéria do Serviço de Radiodifusão do Oriente Médio do Egipto. Tem sido traduzida em 23 idiomas.
A homossexualidade presente na novela representa a ruptura de um tabu, particularmente para a literatura árabe contemporânea. Khaled Diab, num artigo titulado Arco íris culturais, explora este aspecto da novela e como isto pode ajudar a mudar as atitudes populares para a homossexualidade no mundo árabe.